quarta-feira, 14 de julho de 2010

O BOM E VELHO SARAMAGO


Lamentavelmente,no último dia 18 de Junho,a literatura mundial perdeu JOSÉ DE SOUSA SARAMAGO,uma das mentes mais brilhantes que já conheci.Senti-me triste,desolado,como se houvesse perdido alguém de minha própria família.É claro que todos sabemos que a morte é a única certeza dessa vida,mas quando ela chega,sempre ficamos surpresos,chocados e até mesmo descrentes de sua audácia de tragar a vida de seres divinos tais como os escritores.Saramago se foi,digo,sua matéria,seu corpo,mas sua alma e suas ideias permanecerão,por toda a eternidade,em sua vasta e admirável obra.Afinal,como já dizia o poeta "as pessoas não morrem,ficam encantadas" e Saramago agora segue encantado nas paisagens de Azinhaga e Lanzarote,bem como nas páginas de seus livros espalhados pelos quatro cantos do Mundo mundo vasto mundo.Para mim,o neto de criadores de porcos,que conseguiu a glória de ser laureado com o Nobel de Literatura, renasce todas as vezes em que abro seus livros e viajo em suas histórias fascinantes.Definitivamente,seus textos ficarão indeléveis em minha memória até o final de meus dias...



PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:

"Olho de cima da ribanceira a corrente que mal se move,a água quase estagnada,e absurdamente imagino que tudo voltaria a ser o que foi se nela pudesse voltar a mergulhar a minha nudez da infância,se pudesse retomar nas mãos que tenho hoje a longa e húmida vara ou os sonoros remos de antanho,impelir,sobre a lisa pele da água,o barco rústico que conduziu até às fronteiras do sonho um certo ser que fui e deixei encalhado algures no tempo".

AS PEQUENAS MEMÓRIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário